Orla do Guaíba recebe cinco câmeras de videomonitoramento

Outras 23 câmeras serão instaladas em 2019 em Porto Alegre, que já dispõe de mais de 1,3 mil equipamentos espalhados pela cidade

Foto: Alina Souza / CP

A Orla do Guaíba recebe, nesta segunda-feira, cinco câmeras para o videomonitoramento. Os equipamentos serão utilizados pela Guarda Municipal, em monitoramento direto do Centro Integrado de Comando (Ceic), que atua 24 horas por dia, todos os dias da semana, e é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança. Outras 23 câmeras serão instaladas em 2019 e vão se juntar às 1.333 que o município já dispõe.

Segundo a Secretária de Segurança de Porto Alegre, Cláudia Rocha, o desejo é que em 2019 se faça a ampliação dessas áreas de cercamento eletrônico. “Vamos ampliar o máximo possível o cercamento na Capital”, antecipa.

Durante o ano, com o cercamento eletrônico das vias internas da Capital, foram recuperados 240 veículos furtados ou roubados que passaram pelo sistema desenvolvido pela Companhia de Processamentos de Dados (Procempa). Atualmente, 115 pistas são monitoradas no Ceic e no Departamento de Comando e Controle do Estado através de ferramentas integradas a controladores de velocidade e câmeras da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).