Ex-prefeito de Estância Velha tinha casamento marcado com mulher que confessou ter matado

Ambos tiveram os corpos encontrados neste sábado. Suspeita é de feminicídio seguido de suicídio

Foto: Arquivo Pessoal

O ex-prefeito Elivir Desiam e a namorada dele, Lúcia Bialoso Valença, haviam registrado em fim de dezembro o desejo de se casarem. É o que mostra o site do Cartório de Registros Civis de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, em informações publicadas no dia 21.

Desiam, conhecido como Toco, de 57 anos, confessou a familiares, em uma ligação telefônica, ter matado uma mulher antes de, supostamente, cometer suicídio no mar, no litoral Norte. De acordo com a Brigada Militar, parentes dele foram à Delegacia de Tramandaí após terem recebido um telefonema do ex-prefeito admitindo a autoria de um feminicídio na cidade do Vale do Sinos. A BM enviou policiais ao local descrito pelos parentes e localizou o corpo.

A perícia encontrou R$ 3 mil junto do corpo da mulher. De acordo com a Polícia Civil da cidade, um irmão de Lúcia Bialoso Valença, de 35 anos, reconheceu o cadáver da irmã, na manhã deste sábado. O corpo, encontrado na cozinha da residência em que ela vivia, na avenida Sete de Setembro, tinha sinais de esganadura na região do pescoço.

“Toco” ocupou o cargo de vereador em Estância Velha, de 1997 a 2000, governou a cidade do Vale do Sinos pelo PT, de 2001 a 2008, e dirigiu a Feira Nacional do Calçado (Fenac) entre 2009 e 2016. Em 2018, ele concorreu a deputado estadual pelo PTB.

O velório do ex-prefeito vai ocorrer em Imbé, na capela mortuária da Funerária Imbé. O enterro acontece a partir das 16h deste domingo, no Cemitério Municipal.