Caiu de 15 para 13 o números de pontos impróprios para banho no terceiro relatório de qualidade das águas no Rio Grande do Sul, divulgado hoje pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Em Pelotas, dos oito pontos impróprios apontados na semana passada, sete permanecem sem condições de banho na praia do Laranjal: balneário dos Prazeres, Valverde/Pontal da Barra, Valverde/Trapiche, Valverde/Aki Pizza, Santo Antônio/Restaurante, Santo Antônio/rua Bagé e Santo Antônio/avenida Rio Grande do Sul. A coleta e monitoramento em Pelotas é de responsabilidade do Serviço Autônomo de Saneamento do município (Sanep).
Entre os demais sete pontos reprovados na semana passada, só permanece sem condições de banho a Praia Nova, no rio Jacuí, em Cachoeira do Sul. Cinco balneários, porém, passaram a ter o banho desaconselhado: a praia Recanto das Mulatas, no Guaíba, em Barra do Ribeiro, a lagoa do Peixoto, em Osório, o balneário Passo do Verde, no rio Vacacaí, em Santa Maria, o balneário Fernando Schilling, no rio Jaguari, em Jaguari, e o balneário Passo do Umbú, no rio Ibicuí, em São Vicente do Sul.
A Fepam monitora 94 pontos, em 44 cidades. No mar, nenhum deles é considerado impróprio até o momento.
Já em Porto Alegre, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) liberou para banho, na virada de ano, as praias do Lami e do Belém Novo, na zona Sul. Em outros locais da orla do Guaíba, o banho é proibido devido a questões de saúde e segurança.