Estudo revela melhora histórica no aprendizado em escolas da rede estadual

Provas do Saers foram aplicadas a 240 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio

O Rio Grande do Sul obteve melhora considerada “histórica” na qualidade de ensino das escolas da rede pública estadual. Ao menos é o que mostra o resultado de provas aplicadas através do Sistema de Avaliação Escolar (Saers) de 2018. O processo envolveu 240 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Conforme a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), que aplicou os exames em 2018, os gaúchos apresentaram os melhores dados entre 12 estados que fizeram provas semelhantes. A sabatina ocorreu entre 19 e 23 de novembro e contemplou alunos do 3º e 6º anos do Ensino Fundamental e do 1º do Ensino Médio. Os questionários eram compostos de perguntas de Língua Portuguesa e Matemática.

Conforme a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), em relação ao exame anterior, realizado em 2016, a melhora mais expressiva se deu no 1º ano Ensino Médio. Em Língua Portuguesa, a cada grupo de cinco alunos, apenas um mostrou desempenho abaixo do básico. Em Matemática, o crescimento do número de alunos classificados dentro do chamado “nível Adequado ou Avançado” chegou a 72,2%.

O secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, afirmou que o exame foi fundamental para embasar medidas visando a melhora no aprendizado: “a partir dos resultados, identificamos os problemas e tomamos as medidas adequadas. Nosso foco sempre foi o aluno”, afirmou.

Entre as medidas tomadas a partir de resultados anteriores, a intensificação de cursos de formação para docentes. Conforme a prefeitura, apenas neste ano 56 mil professores participaram de algum tipo de qualificação.