Leite rechaça risco de desgaste ao Piratini com nomeação de vice para a Segurança Pública

Delegado Ranolfo Vieira Júnior assume a Pasta no primeiro ano de gestão. “Secretaria de Educação também derruba muita gente”, amenizou o governador eleito

Foto: Lucas Rivas / Arquivo

Ao nomear a futura cúpula da Segurança, o futuro governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) confirmou, na tarde desta quinta, que o vice-governador eleito Ranolfo Vieira Junior também vai comandar a Pasta. Ex-chefe de Polícia, o delegado Ranolfo vai acumular a função de secretário de Segurança no primeiro ano da gestão.

Ao reconhecer a complexidade da Pasta, Eduardo Leite disse que não teme enfrentar futuros desgastes no núcleo duro do governo, uma vez que a crise enfrentada pela Segurança já custou os cargos de antecessores. “Quando eu me elegi prefeito de Pelotas, eu coloquei como secretária de Educação, também por um tempo determinado, a minha vice-prefeita. A Secretaria de Educação também derruba muita gente e eu não tive nenhum medo de colocá-la lá”, frisou.

Na atual gestão, o ex-secretário da Segurança Wantuir Jacini deixou o cargo após o latrocínio de Cristine Fonseca Fagundes, de 44 anos, assassinada em frente à escola do filho, na zona Norte de Porto Alegre, em agosto de 2016.

Leite também reforçou que levou em consideração a larga experiência de Ranolfo no combate à criminalidade. “Se nós temos ao nosso lado um grande nome, não fazia sentido descartá-lo apenas porque ele está na chapa que foi eleita. Pelo contrário, ele deve ser valorizado. Por isso, eu agradeço que ele tenha aceito a nomeação para esta área, que é tão sensível e importante, e que se expõe também. Mas eu não tenho dúvida da competência e qualidade que ele tem para cumprir com essa missão”, reforçou.

Ranolfo Vieira Junior também mostrou-se otimista com o desafio e elencou os três pilares que vão embasar a gestão dele à frente da SSP: integração, inteligência e investimento. O delegado também garantiu que não vai acumular os salários de vice-governador e de secretário.

Em entrevista coletiva na Procergs, Leite também anunciou a delegada Nadine Anflor como a futura chefe de Polícia do Rio Grande do Sul. É a primeira vez que uma mulher assume o cargo. Na Brigada Militar e no Instituto-Geral de Perícias (IGP), nada muda: o coronel Mário Ikeda se mantém no comando da corporação e, no órgão técnico, a perita Heloísa Helena Kuser segue na diretoria-geral. Já o atual chefe de Estado-Maior da BM, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, assume a Casa Militar.