Definida empresa que vai cuidar de transbordo e transporte de lixo, ao mesmo tempo, na Capital

Objetivo da unificação dos procedimentos é possibilitar uma logística mais eficiente, além da redução de custos, sustenta a prefeitura

Foto: Ricardo Giusti / PMPA / Divulgação

A empresa B. A. Meio Ambiente LTDA venceu o pregão para prestação de serviços unificados de gerenciamento do transbordo e transporte de resíduos sólidos urbanos para o aterro, em Porto Alegre. O valor total é de cerca de R$ 20 milhões, em um contrato cujo prazo inicial é de 12 meses, renováveis por até 60 meses a contar da ordem de início do serviço.

O resultado pode ser conhecido nesta quarta-feira. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) lançou a licitação em início de dezembro, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Conforme a sessão pública do pregão, a empresa vencedora deve entregar a documentação habilitatória no prazo máximo de três dias úteis, ou seja, até 26 de dezembro. Os demais participantes da licitação ainda podem recorrer do resultado. Se o processo transcorrer sem judicializações, a previsão é de que os trabalhos possam ser iniciados no primeiro trimestre de 2019.

Atualmente, os contratos de operação do transbordo e de transporte de resíduos são feitos em separado. A quantidade estimada de resíduos transladados na unidade é de 43,94 mil toneladas por mês. Quando lançou a licitação, o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, enfatizou que o objetivo da unificação dos procedimentos é possibilitar uma logística mais eficiente, além da redução de custos.

O serviço de transbordo é constituído pelo gerenciamento das descargas (caminhões coletores), pela acumulação e carregamento de resíduos e pela manutenção periódica, a serem executados na Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro. Já o serviço do transporte contempla o percurso de ida e volta e a descarga dos resíduos no Aterro Sanitário da Central de Resíduos do Recreio, no município de Minas do Leão.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile