Venezuelanos chegam nesta terça-feira ao Estado

Viamão receberá 39 imigrantes, Santo Antônio da Patrulha, 38, e Porto Alegre abrigará 17

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

Um avião da FAB que parte na manhã desta terça-feira de Boa Vista, em Roraima, vai trazer 94 venezuelanos para o Rio Grande do Sul. Viamão receberá 39, Santo Antônio da Patrulha, 38 e Porto Alegre abrigará 17. Ontem, representantes dos dois municípios do Interior estiveram em Roraima e conheceram os adultos, jovens e crianças que deixarão os abrigos montados pelo Exército e iniciarão nova vida no Estado.

A secretária de Cidadania e Assistência Social de Viamão, Maria Rita Cardozo, que viajou a Boa Vista juntamente com representantes de dez cidades gaúchas, disse que, logo após os venezuelanos chegarem ao município, haverá o acolhimento para o local onde irão morar inicialmente. “Após, será verificado com mais detalhes o perfil dos adultos, e atuaremos no sentido de promover a inserção no mercado do trabalho.” O vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, José Francisco Ferreira da Luz, informou que chegarão ao município 27 adultos e 11 crianças.

O presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção, Gilson de Carli, disse que foi positiva a viagem da comitiva de 13 prefeitos, vices e outros representantes de oito municípios da região. “Pudemos conhecer o trabalho de acolhimento realizado pelo Exército e outras instituições. Da mesma forma, fizemos contato direto com os venezuelanos e notamos que querem iniciar uma nova vida.”

Segundo ele, cidades da Zona da Produção poderão acolher migrantes. “O assunto será discutido em cada município, com a comunidade, mas podemos adiantar que os venezuelanos têm qualificação e poderão preencher uma lacuna em relação ao mercado de trabalho, especialmente nas atividades agrícolas.”