Nove chefes de Estado e de Governo já confirmaram presença na posse de Bolsonaro

Cerimonial não revela os nomes

Imagem: R7 Divulgação

Nove chefes de Estado e de Governo, dois vice-presidentes, oito ministros de Relações Exteriores e dois dirigentes máximos de organismos internacionais estão confirmados até o momento para participar da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, no dia 1º de janeiro.

As informações foram divulgadas hoje pelo chefe do cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, Carlos França, em entrevista coletiva para divulgar o esquema de segurança da posse presidencial, que prevê eventos no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Palácio Itamaraty.

A Casa Branca comunicou ontem que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vai chefiar a delegação dos Estados Unidos, representando o presidente Donald Trump na cerimônia de posse de Bolsonaro.

“Na diplomacia, não passamos os nomes de quem nos comunica que vem. É o governo estrangeiro convidado que faz o anúncio”, disse o chefe do cerimonial.

Os convites para a recepção do presidente eleito no Palácio Itamaraty ainda serão enviados, explicou França. “Prevê-se no Itamaraty a emissão de mil convites com acompanhantes. Então esperamos de 2 mil a 2,5 mil pessoas”, completou.

Planalto espera até meio milhão de pessoas

O Palácio do Planalto estima que a posse do presidente eleito reúna entre 250 mil e 500 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. O acesso de pedestres vai ser feito exclusivamente pela rodoviária, na região central de Brasília.

Ao longo da Esplanada, serão montados quatro pontos de revista pessoal. A Esplanada vai contar com postos médicos, pontos de água, banheiros e telões. Vendedores ambulantes terão entrada proibida.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, informou que ainda não está decidido se Bolsonaro, que recebeu uma facada durante a campanha, vai desfilar em carro aberto. “O presidente eleito ainda não manifestou sua preferência”, disse.