MDB gaúcho decide participar do governo de Eduardo Leite

Mais de 80% dos integrantes do Diretório Estadual votaram pela entrada da sigla na gestão do tucano

Com 81% dos votos do Diretório Estadual, MDB-RS decide entrar no governo de Eduardo Leite (PSDB). Foto: Carla Garcia

Com 81% dos votos favoráveis, o Diretório Estadual do MDB-RS aprovou a entrada da sigla no governo de Eduardo Leite (PSDB). O anúncio foi feito no início da tarde desta segunda-feira, após mais de duas horas de debate. Foram 47 votos favoráveis à entrada no governo do tucano, 9 contrários e dois nulos.

A semelhança do projeto de Leite ao do Governo Sartori foi a principal justificativa para os defensores do ingresso do partido na gestão do tucano, que começa em janeiro. O líder do governo Sartori na Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, sustentou a proximidade programática entre a atual e a futura administração.

Um dos nove integrantes do Diretório Estadual que votou contra a entrada do MDB no futuro governo estadual foi ex-vice-prefeito de Porto Alegre e deputado estadual eleito Sebastião Melo. Ele diz que o partido poderia ajudar o Estado a superar a crise fiscal sem participar da gestão do tucano.

O Diretório Estadual do MDB vai elaborar uma carta de princípios, que orientará a atuação do MDB na futura administração. Entre as propostas estão a continuação da política de responsabilidade fiscal, a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, a manutenção da política de segurança pública e a manutenção dos programas sociais, como o Centro de Referências da Juventude.