Iradir Pietroski é reconduzido à presidência do TCE

Conselheiro Estilac Xavier assumirá o comando do Tribunal a partir de 2020

Foto: Claudir Tigre (ACS/TCE-RS)

Como praxe, o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Iradir Pietroski, foi reconduzido, nesta segunda-feira, para ficar à frente da Corte de Contas por mais um ano. O mandato dele terminará no fim de dezembro de 2019. Pietroski assumiu o comando do TCE em dezembro de 2017. Nessa manhã, ocorreu a sessão especial que definiu a composição do Tribunal.

Pela tradição do rodízio, embasado no Supremo Tribunal Federal (STF), todos os conselheiros do TCE exercem a presidência, seguindo a ordem de antiguidade. Com isso, o atual vice-presidente da Corte, conselheiro Estilac Xavier, assumirá o comando do Tribunal a partir de 2020.

Membro do TCE desde maio de 2010, Pietroski é formado em pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Ligado ao PTB, ele já foi vereador e prefeito de Erval Grande e presidiu a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU). Iradir Pietroski também já foi deputado estadual por cinco mandatos consecutivos e secretário estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. Além disso, ele presidiu a Assembleia gaúcha de 2005 a 2006.