Com presença do ministro da Educação, Hospital de Clínicas inaugura novo espaço

Previsão é de que toda a obra seja entregue no primeiro semestre do ano que vem

Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, elogiou o Hospital./ Foto: Jéssica Moraes./ Rádio Guaíba.

O Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA) apresentou um novo espaço à comunidade, na manhã desta segunda-feira. Com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, foram entregues os jardins dos novos prédios. Além disso, parte dos tapumes das obras foi retirada, possibilitando que a população visualize a edificação.

O ministro salientou a gestão e administração da casa de saúde, parabenizando o Clínicas por ser uma referência em todo país.

“Vamos imaginar que se, em vez de uma Copa do Mundo de futebol, fizéssemos a copa do mundo da saúde. Seriam dezenas de hospitais que poderiam ter sido construídos, como esse, que gastou menos que um estádio de futebol. Com todo o respeito, poderíamos transformar muito mais o nosso país. Importante dizer, essa é uma obra que começa e termina seguindo todo o planejamento”.

A construção dos novos prédios começou em 2013. Até agora, 94,3% da estrutura física está concluída. A instalação de equipamentos obrigatórios já chega em 87,2%. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2019. Quando for concluída, a expansão do hospital terá ampliado a área da instituição em cerca de 70%.

Em novembro, foi pavimentado o acesso de ambulâncias e iniciado o plantio da grama. A instalação da iluminação externa segue acontecendo. A maior parte dos serviços acontece no Anexo I. Já no Anexo II, os serviços estão sendo finalizados.

Com as obras prontas, novas estruturas de atendimento serão inauguradas, principalmente de alta complexidade. Por ser um hospital vinculado academicamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o Clínicas também irá ampliar os espaços dedicados ao ensino e pesquisa. Ao todo, a obra custou cerca de R$ 400 milhões.