Quase 500 vagas não foram preenchidas no Programa Mais Médicos no RS

No total, havia 630 vagas disponíveis

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Termina nesta sexta-feira o prazo para que os profissionais que preencheram as vagas no Programa Mais Médicos (PMM) homologuem a inscrição. Até está manhã, 140 médicos foram destinados a 33 cidades gaúchas para substituir parte das 630 vagas deixadas em aberto pelos médicos cubanos.

O Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul ressalta que ainda existe um déficit de 490 postos de trabalho para médicos oriundos do PMM. Este problema é registrado no Brasil inteiro, considerando que as vagas do Mais Médicos foram rapidamente preenchidas, mas muitos inscritos desistiram do programa.

Hoje também termina o prazo para os profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) enviarem a documentação e estarem aptos para validação da inscrição.  De acordo com o ministério, são necessários 17 documentos para validar a inscrição, entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação.