Quadrilha suspeita de estelionato é desarticulada no RS

Cento e trinta pessoas foram lesadas em seis cidades gaúchas

O Ministério Público e a Polícia Civil realizaram nesta sexta-feira uma operação que desarticulou uma quadrilha suspeita de cometer crimes de estelionato. De acordo com o MP, 130 pessoas foram lesadas nas cidades de Porto Alegre, Guaíba, Alvorada, Canoas, Osório e Imbé. O prejuízo financeiro pode chegar a R$ 2 milhões.

Os mandados foram cumpridos em uma residência, uma oficina mecânica e uma madeireira. Foram coletados documentos comprovando movimentações financeiras e contratuais ligadas à organização criminosa, R$ 12,8 mil em dinheiro e um automóvel. Também, foram localizadas partes de outro veículo com registro de ocorrência policial.

A promotora de Justiça Márcia Regina Nunes Villanova adverte que o grupo continua em atividade, praticando novos estelionatos, agora não mais na venda de casas pré-fabricadas, mas na venda de materiais de construção.

Segundo investigações do Ministério Público, o grupo, formado por construturas, oferecia contratos de construção de casas pré-fabricadas a valores abaixo do preço de mercado, com facilitação de pagamento e financiamento direto. Em troca, exigia das vítimas o pagamento de uma entrada, em espécie ou por meio de transferência ou depósito bancário, para inicio da execução da obra, que não saía do papel.