Pacientes esperam mais de 2 meses para agendar consulta em UBS no bairro Sarandi

Paciente relata que espera para começar tratamento médico pode chegar a 6 meses

UBS Sarandi. Foto: Divulgação SMS Porto Alegre

Aos 77 anos, o aposentado Valdir Fraga espera há mais de dois meses para conseguir agendar uma consulta com um Clínico Geral. Ele precisa fazer exames de sangue antes de realizar uma cirurgia da catarata, que está marcada para o início do ano que vem.

“Eu fiquei dois meses tentando [a consulta]. Tenho 77 anos e fiquei tentando marcar uma consulta com o médico e não consegui. Aí eu fui [no posto] no dia que tinha agenda para marcar consulta e eles disseram que a médica estava de férias. Então só tem um médico”, relatou Fraga.

O idoso mora no bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre, e deveria ser atendido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarandi, que fica localizada na rua Francisco Pinto da Fontoura. No total, a UBS é responsável por atender mais de seis mil pessoas que vivem naquela região e precisam de atendimento médico.

Por ter mais de 60 anos, o idoso poderia agendar a consulta por telefone, sem precisar sair de casa. Como não conseguiu, ele entrou em contato com a prefeitura através do fone 156 – Fala Porto Alegre – e foi encaminhado para a Ouvidoria Municipal. “Aí passou mais uns 15 dias para eles me darem um retorno e a resposta é que tem pouco médico. Disseram que eu poderia marcar por telefone. Eu sei que eu tenho esse direito, mas é a mesma coisa que jogar na loteria. Eu fiquei uns 40 dias ligando todo dia e quando eles me atendiam diziam que já tinha terminado as duas fichas disponibilizadas”, explicou o aposentado.

É tanto tempo de espera para agendar uma consulta para requerer exames de sangue, que o idoso já apelou para a iniciativa privada. Para não perder a cirurgia, que será realizada no Banco de Olhos, Valdir Fraga apelou para uma clínica particular.

“Eu desisti, porque eu tenho que fazer uma cirurgia, no ano que vem, de catarata, e o médico me pediu uns exames e uma avaliação do médico do posto. Então, [como não consigo agendar] vou pagar os exames”, disse o idoso.

Outro paciente que espera há meses para agendar uma consulta é o jornalista Derli Reis, de 54 anos. O objetivo dele é mostrar os exames, que foram realizados em setembro, e começar o tratamento. Pelo tempo de espera, Reis acredita que os exames já estejam defasados. Segundo ele, entre o período para agendar a primeira consulta, fazer os exames e conseguir mostrar os resultados para o médico, a espera pode chegar a seis meses.

“Hoje você vai no posto de saúde no início do mês e chega cedo. Aí vai passar pelo sistema de acolhimento, que é um agendamento. Aí, eles agendam para daqui a dois ou três meses. Quando você sai da consulta, tem que retornar ao guichê para pegar autorização para fazer os exames, que fica para o próximo mês. Então, já são três meses de espera. Aí depois de fazer o exame, retorna ao Posto para agendar para mostrar o resultado ao médico. Só que você leva mais dois meses aguardando. Ou seja, são de cinco a seis meses para começar o tratamento”, explicou Reis.

O que diz a Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre está ciente da falta de médicos na UBS Sarandi. “Tinham duas médicas do Programa Mais Médicos – uma delas saiu em junho e a outra entrou em licença de tratamento de saúde e tem retorno previsto para a próxima quarta-feira (dia 19)”, diz a nota enviada pela SMS.

Ainda, segundo a Pasta, um outro profissional aprovado em Processo Seletivo do Instituto Municipal de Saúde da Família (IMESF) deve começar as “atividades em breve”. A assessoria da SMS informou, também, que além do Clínico Geral e da Médica de Saúde da Família, atendem na UBS um pediatra e um ginecologista.