Mais Médicos: RS ainda precisa de 300 profissionais para substituir cubanos

Ministério da Saúde estendeu até terça prazo para que inscritos apresentem documentação

Foto: Agência Brasil

Das 630 vagas abertas pelo Programa Mais Médicos no Rio Grande do Sul após o desligamento de profissionais cubanos, 330 foram preenchidas pelos brasileiros com CRM que tiveram a inscrição homologada, até esta sexta-feira. Vencia hoje o prazo de entrega da documentação para os interessados no edital, lançado em início de dezembro, mas o Ministério da Saúde resolveu estender o período até a próxima terça (18).

Conforme o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), ainda não há dados sobre a distribuição dos profissionais entre as cidades gaúchas. O presidente da entidade, Diego Espíndula, lamenta que todas as vagas não tenham sido preenchidas e espera que seja possível zerar a falta de médicos na próxima fase da seleção. “Isso quer dizer que ainda há espaço para 300 profissionais. Precisamos da reposição pelo próximo edital”.

Em Porto Alegre, o secretário da Saúde, Erno Harzheim, informou que dez profissionais começaram a trabalhar e um deve se apresentar na próxima segunda-feira. “A gente tinha 14 médicos cubanos e conseguimos recompor as equipes com dez pessoas e chega mais uma na segunda-feira. Ficamos com apenas uma equipe da Saúde da Família sem médico, que é a equipe Mato Grosso, da vila dos Operários”, ressaltou.

Além de prorrogar até terça o prazo para que os médicos brasileiros se apresentem para trabalhar, o Ministério da Saúde estendeu até domingo o período para que os médicos formados no exterior enviem documentação à Pasta.

Até às 17h desta sexta-feira, 5.891 médicos dos 8.630 que tiveram a inscrição aprovada na primeira fase já haviam comparecido ou iniciado as atividades nas localidades.

Veja as próximas etapas do programa:

Até 16/12 -Inscrição dos médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior

Até 18/12 – Apresentação dos médicos com CRM Brasil nos municípios

De 20/12 a 21/12 – Médicos CRM Brasil escolhem municípios com vagas disponíveis

De 27/12 a 28/12 – Médicos brasileiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis

De 3/1 a 4/1/19 – Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis