Juiz barra pedido do MPF para obrigar Palocci a pagar US$ 20 milhões

Palocci deixou a cadeia em 29 de novembro, após dois anos e dois meses preso

O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba, negou hoje um pedido do Ministério Público Federal (MPF) que exigia do ex-ministro Antonio Palocci o pagamento de mais de 20 milhões de dólares, o equivalente a R$ 78 milhões, “sob pena de prisão”.

Palocci deixou a cadeia em 29 de novembro, após dois anos e dois meses preso, desde setembro de 2016, passando para o regime semiaberto domiciliar.

Condenado a 9 anos e 10 dias de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o ex-ministro, beneficiado pela delação que fechou com a Polícia Federal, passou a cumprir pena provisória em regime prisional semiaberto domiciliar, sob monitoramento de tornozeleira eletrônica.

Condenado em 2017, Palocci teve, segundo o TRF4, participação em esquema de corrupção no qual beneficiou a Odebrecht em contratos com a Petrobras envolvendo a construção de embarcações. A denúncia que originou o processo é do âmbito da Operação Lava Jato. Segundo o Ministério Público Federal, o ex-ministro também geriu propinas para o PT, com repasses para outras pessoas, inclusive em contas no exterior.