Denarc calcula apreensão de R$ 300 mil em drogas durante operação contra tráfico

Cerca de 150 policiais cumpriram 25 ordens judiciais em Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Viamão e Guaporé

Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

Cerca de R$ 300 mil é a estimativa do prejuízo sofrido pela facção criminosa desarticulada pela operação Indominus, no amanhecer desta sexta-feira, pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). É o que valem os cerca de dez quilos de cocaína pura, apreendidos junto a um quilo de maconha durante o cumprimento de 25 ordens judiciais em Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Viamão e Guaporé.

Durante a ação, um traficante atirou três vezes contra os agentes e acabou preso em flagrante por tentativa de homicídio qualificado. O incidente ocorreu em uma residência no bairro Aparecida, em Alvorada. O homem é apontado como o “matador” da organização criminosa. “Conseguimos imobilizá-lo”, destacou o delegado Thiago Lacerda, responsável pela operação. Em setembro, recordou, os agentes já haviam sido confrontados pelo mesmo grupo. O diretor de investigação do Denarc, delegado Mário Souza, ressaltou que nenhum agente ficou ferido.

O trabalho investigativo durou dez meses. O alvo era um braço da facção criminosa cuja principal área de atuação fica na vila Farrapos e nos bairros Humaitá e Navegantes, em Porto Alegre. A operação mobilizou em torno de 150 policiais civis e teve apoio do Grupamento de Operações Especiais, com o emprego de cães farejadores.