Servidores do Estado podem contratar 13º no Banrisul a partir desta sexta

Crédito vai ser liberado no dia 20

Foto: Divulgação/Palácio Piratini

Após a Assembleia ter aprovado por unanimidade o projeto de lei que permite o parcelamento do 13º salário do funcionalismo e a contratação de crédito junto ao Banrisul, os servidores podem agendar o empréstimo a partir desta sexta-feira. Já a liberação dos valores vai ocorrer em 20 de dezembro, segundo o banco. A partir do dia 20, e até 15 de janeiro, o empréstimo pode ser contratado e liberado no mesmo dia.

Já para os servidores que optarem por receber o benefício de forma parcelada, o governo do Estado vai depositar 1,5% ao mês sobre o valor em atraso em termos de indenização. O projeto original, enviado pelo Poder Executivo, recebeu uma emenda do deputado Pedro Ruas (PSol) que permite ao servidor litigante ou inadimplente com o Banrisul encaminhar empréstimo para receber o 13º salário.

No entanto, conforme nota oficial do Banrisul, “essa linha de crédito é uma relação direta entre o banco e o cliente tomador do empréstimo, que se submete às políticas de risco e crédito da instituição”.

Os clientes poderão contratar as operações em qualquer uma das agências Banrisul e nos canais de autoatendimento, como caixas eletrônicos/ATMs, home banking e pelo aplicativo Banrisul Digital.

Esse é o quarto ano seguido que o governo Sartori recorre ao Banrisul para liberar o empréstimo do 13º, em função da falta de recursos em caixa.