Operação da Polícia Civil apura fraude na emissão de laudos junto ao DetranRS

Mais de 180 policiais civis cumprem 60 ordens judiciais em 37 cidades

Foto: Rafael Silva / BM / CP

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a operação Hot Stamp em repressão aos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. A ofensiva apura fraudes na emissão de laudos de capacidade técnica no credenciamento de diversas empresas junto ao Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).

O credenciamento seria para a confecção das novas placas veiculares no padrão adotado pelo Mercosul. Mais de 180 policiais civis cumprem 60 ordens judiciais em 37 cidades do Rio Grande do Sul.

A operação foi coordenada pelos delegados André Lobo Anicet, Max Otto Ritter e Marcus Vinícius da Silva Viafore que ressaltam que as investigações tiveram início após denúncia trazida para a Polícia Civil pelo Detran/RS. A investigação aponta que um técnico em mecânica pode ter expedido laudos de capacidade técnica fraudulentos em favor de, ao menos, 55 empresas. Elas estariam interessadas em se credenciar, junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para a emissão de placas veiculares no novo padrão adotado pelo Mercosul.

“Durante os cumprimentos, em diversos lugares alvos, foi constatado que as máquinas que estavam nas empresas não seriam as mesmas descritas nos laudos para credenciamento das fábricas de placas e tarjetas”, comenta Anicet.

A Direção Técnica do Detran/RS percebeu os indícios de fraude. As fotos dos equipamentos de estampagem dos brasões do município, inseridas no laudo de capacidade técnica, eram semelhantes em todos os documentos emitidos pelo técnico. As empresas prestadores desse serviço estariam questionando a legalidade e a necessidade dessa estampagem nas placas veiculares padrão Mercosul.