Detran adia para terça início do emplacamento com padrão Mercosul no RS

Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVA) não abrirão as portas na segunda-feira

Foto: Denatran / Divulgação / CP

Em reunião na noite desta quinta-feira, o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) decidiu adiar para terça-feira, dia 18, o início da implantação do novo sistema de placas com padrão Mercosul. A previsão inicial era 1º de dezembro, mas o Denatran aceitou pedido do Detran para prorrogar o prazo.

Conforme a assessoria do órgão, os Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVA) não abrirão as portas na segunda-feira, dia 17, em todo o território gaúcho. Transferências e emplacamentos voltarão a ser feitos na terça-feira, já com o novo modelo.

Brancas, as novas placas diferem bastante das usadas hoje. Elas contêm quatro letras e três números, além de um QR Code para identificação digital. A placa só precisa ser trocada em caso de veículo novo em processo de transferência de município ou de propriedade, ou de substituição (por perda, por exemplo). Os demais não terão data-limite para se adaptar, poderão circular normalmente com a placa atual, de cor cinza.

O Denatran explicou, ainda, que não há uma tabela de quanto custa essa troca. O valor da taxa deve ser estipulado pelo órgão estadual de trânsito.

Até o momento, duas fabricantes e 109 estampadoras pediram habilitação ao Denatran para confeccionar as placas no Rio Grande do Sul, mas o órgão federal ainda não finalizou a análise das solicitações.