Morre quinta vítima de atirador de Campinas

Missa de hoje, em homenagem às vítimas, ocorreu no mesmo horário do ataque

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Prefeitura de Campinas confirmou, no início da tarde de hoje, a morte de Heleno Severo Alves, de 84 anos, quinta vítima do atentado ocorrido nessa terça-feira, na Catedral Metropolitana de Campinas. Heleno faleceu hoje, às 13h25min, no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

Além de Heleno, também morreram Sidnei Vitor Monteiro, de 39; José Eudes Gonzaga, de 68; Cristofer Gonçalves dos Santos, de 38, e Elpidio Alves Coutinho, de 67.

Em nota, a assessoria do hospital informou que Jandira Prado Monteiro, 65, também atingida no atentado, recebeu alta na manhã de hoje. Duas pessoas já haviam sido liberadas da casa de saúde.

Catedral celebra missa

Lentamente, a Catedral Metropolitana de Campinas retoma a rotina de atividades. A missa de hoje, em homenagem às vítimas, ocorreu no mesmo horário do ataque.

“Tristeza” e “tragédia” eram palavras ouvidas com frequência nos comentários dos fiéis que lotaram a igreja. A liturgia lembrou a história da catedral, inaugurada em 1883, com piso e altares de madeira. “Fizemos esse gesto de reconsagração do templo que foi violado por um ato tão violento e trágico”, disse o padre Rafael Capelato durante a cerimônia.

O analista de contas Altair Dias, de 45 anos, participou hoje da missa em homenagem às vítimas. Ele disse que ontem chegou a se sentar ao lado do atirador, mas saiu da igreja antes do início do atentado. Altair Dias afirmou que Euler Fernando Grandolpho, autor do ataque, parecia “sereno”.

O analista disse que soube da tragédia depois, alertado pela filha e por amigos que sabem que ele vai à igreja no fim da manhã.

Ataque

Imagens das câmeras de segurança da Central de Monitoramento de Campinas (CinCamp) registraram o momento em que o agressor se levanta de um dos bancos, nas últimas fileiras da igreja, vira-se em direção às pessoas e passa a atirar. Em seguida, dois agentes da Guarda Municipal perseguem o atirador. A gravação não mostra o que ocorreu depois do ataque.