Lançado app que permite recarga do cartão TRI pelo celular

Site do TRI também passa a oferecer as mesmas facilidades

Foto: Ivo Gonçalves / PMPA / CP

A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) anunciou hoje o lançamento do aplicativo para celular que permite a recarga do cartão TRI através de pagamento por cartão de crédito. Além disso, quem baixar o “TRI POA” também pode comunicar perda, furto ou roubo do documento, além de solicitar segunda via. O site do TRI também passa a oferecer as mesmas facilidades, incluindo, nesse caso, o pagamento com cartão de débito.

Conforme a Associação, cerca de 1 milhão de pessoas fazem uso do TRI, na Capital e região Metropolitana, e o app vem para “facilitar a vida do passageiro”. De acordo com o diretor executivo da ATP, Gustavo Simionovschi, o dispositivo “vem de reivindicações dos próprios usuários que estamos conseguindo viabilizar.”

No início do mês, a Prefeitura deu 15 dias para as concessionárias de transporte coletivo disponibilizarem uma plataforma eletrônica para compra e recarga de créditos do cartão TRI por meio de cartão de crédito, débito e boleto bancário. O prazo é previsto em decreto, assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Conforme o texto, o custo do sistema não deve ser transferido ao usuário com aumento do valor da tarifa. Apesar disso, as concessionárias podem cobrar taxa de conveniência das aquisições. No caso do boleto, o valor é fixo: R$ 2,15 (meia passagem) por compra. Já no débito, a taxa é de 2% sobre o valor total e, no caso de cartão de crédito, de 2,5%.

Para o ano que vem, a Associação pretende terminar de implementar os novos equipamentos validadores nas catracas, o sistema de reconhecimento facial e GPS em todos os coletivos da cidade.

No caso do rastreamento por GPS, existe expectativa de que seja implementado de forma experimental entre o fim do ano e o começo de 2019.