Prefeitura nomeia interventor para hospitais e UPAs de Canoas

Procurador Francisco de Paula Figueiredo é servidor do município há 29 anos

Foto: Divulgação/PMC

A gestão das unidades de saúde de Canoas, que eram administradas pelo Grupo de Apoio a Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp), vai ser assumida, de maneira temporária, por um interventor nomeado nesta terça-feira pela Prefeitura. A justiça determinou, na última sexta-feira, que Município de Canoas assuma, imediatamente, o controle das unidades de saúde por 180 dias.

O procurador Francisco de Paula Figueiredo é servidor do município há 29 anos. A partir de agora, fica a cargo dele a gestão dos hospitais Universitário e de Pronto Socorro, de duas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) e de quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O diretor financeiro passa a ser Valdenir da Silveira Gomes, que atualmente é funcionário da Secretaria Municipal da Saúde.

Judiciário, Ministério Público e Prefeitura de Canoas realizaram hoje uma reunião para esclarecer dúvidas em relação à decisão judicial. Conforme o Executivo, o Judiciário orientou que o poder público faça a gestão dos contratos operados pelo Gamp e o pagamento de fornecedores e de salários aos cerca de 3 mil trabalhadores, já que não não pode mais fazer repasses à prestadora. O quadro de empregados, porém, fica mantido.

Essas operações devem ser feitas pelos interventores com recursos que antes eram destinados ao Gamp. O grupo é investigado pelo Ministério Público pelo suposto desvio de R$ 40 milhões reservados à gestão terceirizada da Saúde. A Prefeitura de Canoas rompeu o contrato vigente e promete lançar uma nova licitação para a gestão das unidades de saúde, ainda em dezembro.