Prefeitura lançará edital para empresas organizadoras do carnaval de rua na Cidade Baixa

Empresa que oferecer a melhor proposta terá a responsabilidade de fornecer a infraestrutura necessária à realização do evento

Foliões lotam as ruas das República e Lima e Silva durante festa de carnaval neste ano | Foto: Alina Souza / CP Memória

O carnaval de rua na Cidade Baixa, em Porto Alegre, será realizado nos dias 2 e 5 de março de 2019. As datas foram definidas, na manhã desta terça-feira, durante audiência de conciliação na 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre. O acordo entre o Município e o Ministério Público Estadual teve o aval da associação de moradores do bairro, da associação de comerciantes e da Liga das Entidades Burlescas da Cidade Baixa.

Com a decisão, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, determinou a abertura de um edital para a escolha de uma empresa organizadora do evento. A prefeitura está em processo de conclusão do caderno de encargos que constará no edital, com lançamento previsto para o início da próxima semana.

A empresa que oferecer a melhor proposta terá a responsabilidade de fornecer a infraestrutura necessária à realização do carnaval de rua, como a instalação de banheiros químicos, limpeza das vias, segurança, proteção de monumentos, parques e praças, entre outros itens. Em contrapartida, poderá explorar a comercialização de patrocínios, bebidas e alimentação.

Poderão se apresentar dois blocos por data. Deverão ser selecionadas agremiações que comprovarem origem e tradição no bairro. Outras apresentações poderão ser realizadas na região, mas fora das ruas internas da Cidade Baixa, nos dias 23 de fevereiro, 9 e 10 de março, em locais a serem divulgados no edital que será lançado nos próximos dias.