MP-RS registra quatro denúncias contra médium João de Deus

Vítimas podem acessar o canal de denúncias no site do MP-RS, ou procurar a Promotoria de Justiça mais próxima

Foto: Foto: Marcelo Camargo / ABr

O Ministério Público do Rio Grande do Sul recebeu quatro denúncias formais de suposto assédio cometido pelo médium João de Deus. Além disso, outras nove pessoas procuraram o órgão informalmente para entender os procedimentos que devem adotar.

Conforme o MP-RS, o Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública centraliza o recebimento das denúncias no RS e as encaminha para as Promotorias de Justiça Criminais (de Porto Alegre ou do interior do Estado) a fim de que tomem o depoimento formal da vítima. Depois disso, os autos seguem para o MP de Goiás, que investiga o caso.

As vítimas podem acessar o canal de denúncias no site do MP-RS, ou procurar a Promotoria de Justiça mais próxima.

Famoso por ter recebido celebridades nacionais e internacionais, o médium atende, há mais de 40 anos, em Abadiânia, no interior de Goiás. Os depoimentos começaram a ser colhidos nesta terça-feira. Três mulheres devem ser ouvidas por dia, até sexta-feira. O órgão entra em recesso, e as oitivas retornarão em 7 de janeiro.

No início da noite, o MP de Goiás informou ter recebido 206 denúncias contra o médium desde que o programa Conversa com Bial, da TV Globo, ouviu as primeiras vítimas, na semana passada. Duas mulheres vivem no exterior, uma nos Estados Unidos e outra na Suíça. O MP-GO abriu um canal direto para as denúncias, pelo e-mail [email protected].

As mulheres se identificaram como sendo de dez estados: Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Funcionários do centro espírita hoje faziam a preparação do local para o atendimento previsto para esta quarta-feira. Segundo assessores, embora se mostre entristecido, João de Deus vai atender normalmente pelos próximos três dias. Hoje, um ônibus de Santa Maria (RS) chegou a Abadiânia, com cerca de 40 passageiros, que foram conhecer a casa de atendimento espiritual.