Associação Comercial de POA presta homenagem a Sartori e Cairoli

Evento ocorreu na tarde de hoje, na sede da Federasul

Foto: Mauro Schaefer/CP

O governador José Ivo Sartori e o vice, José Paulo Cairoli, foram homenageados, na tarde de hoje, em almoço promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre. O evento ocorreu na sede da Federasul e contou com a presença de secretários de estado e do prefeito Nelson Marchezan Jr. Na oportunidade, Sartori e Cairoli foram homenageados por uma série de discursos, a maior parte deles já em tom de despedida.

O governador falou à imprensa rapidamente, antes do almoço. Questionado sobre a questão fiscal do Estado, afirmou que a atual gestão conseguiu reduzir os juros da dívida com a União e que a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) só ficou inconclusiva em virtude da não-realização de um plebiscito sobre a privatização da CEEE, CRM e Sulgás. “Sempre deixei claro que nós fomos o primeiro Estado a tomar as medidas de mudança de infraestrutura, procurando fazer a nossa parte nessa caminhada”, afirmou.

Sartori ainda mencionou a preocupação com as contas do Estado, e a falha em tentar mantê-las em dia. Sobre a antecipação das alíquotas do ICMS, IPVA e também a possibilidade de adesão ao Refaz, eles relembrou que a meta é desafogar a série de compromissos fiscais em aberto. Questionado se pretendia dar algum conselho ao futuro governador, ele disse ser “muita presunção dar um conselho para quem foi legitimamente eleito”. Conselho dá de pai para filho, na família. Governante eu espero que ouça a sociedade”, completou.