Mônica Leal vai comandar a Câmara de Porto Alegre em 2019

Vereadores Reginaldo Pujol e Mendes Ribeiro serão os vice-presidentes

Mônica Leal. Foto: Divulgação/CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, hoje, a eleição da Mesa Diretora para 2019 e dos integrantes das seis comissões permanentes. Eleita por 28 votos a 7, a vereadora Mônica Leal (PP), que encabeçou a Chapa 1, vai presidir o Legislativo no ano que vem. O atual presidente Valter Nagelstein (MDB) fica no comando da Casa até o fim de dezembro.

Na votação, também foram eleitos para os cargos de 1º vice-presidente o vereador Reginaldo Pujol (DEM) e de 2º vice-presidente o vereador Mendes Ribeiro (MDB). Também foram escolhidos para os cargos de 1º secretário da Mesa o vereador Alvoni Medina (PRB); de 2º secretário, o vereador Paulo Brum (PTB); e de 3º secretário, o vereador Paulinho Motorista (PSB). Aldacir Oliboni (PT) concorreu ao cargo de presidente pela Chapa 2, indicada e composta pelas bancadas de oposição (PT e PSol).

A posse da presidente eleita e dos integrante da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes ocorre durante Sessão Especial, em 3 de janeiro, às 15h, no Plenário Otávio Rocha.

Comissões

Também foram eleitos hoje os presidentes de três das comissões permanentes: vereador Ricardo Gomes (PP) para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); vereador Airto Ferronato (PSB) para a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor); e vereador André Carús (MDB) para a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam). Os presidentes das outras comissões, que também tiveram as nominatas preenchidas hoje à tarde, serão decididos posteriormente.

Veja a lista de vereadores que comporão as seis comissões permanentes do Legislativo de Porto Alegre em 2019:

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

Ricardo Gomes (PP), Adeli Sell (PT), Clàudio Janta (SDD), Reginaldo Pujol (DEM), Márcio Bins Ely (PDT), Mendes Ribeiro (MDB) e Cássio Trogildo (PTB).

Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor)

Airto Ferronato (PSB), Felipe Camozzato (Novo), Idenir Cecchim (PMDB), João Carlos Nedel (PP) e Mauro Pinheiro (Rede).

Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab)

Dr. Humberto Goulart (PTB), Paulinho Motorista (PSB), Professor Wambert (PROS), Roberto Robaina (PSOL), Fernanda Melchionna (PSOL) e Valter Nagelstein (MDB).

Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece)

Professor Alex Fraga (PSOL), Alvoni Medina (PRB), Cassiá Carpes (PP), Sofia Cavedon (PT) e Mauro Zacher (PDT).

Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh)

Moisés Barboza (PSDB), Comandante Nádia (PMDB), João Bosco Vaz (PDT), Marcelo Sgarbossa (PT), Cláudio Conceição (DEM) e Elizandro Sabino (PTB).

Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam)

André Carús (MDB), Aldacir Oliboni (PT), Paulo Brum (PTB), José Freitas (PRB), Dr. Thiago (DEM), e Rodrigo Maroni (Pode).

Em janeiro e fevereiro de 2019, com a alteração da composição das bancadas da Câmara Municipal, em função da saída de vereadores que assumem cargos na Câmara dos Deputados (Fernanda Melchionna) e Assembléia Legislativa (Dr. Thiago Duarte, Elizandro Sabino, Rodrigo Maroni e Sofia Cavedon), a composição das comissões deve ser redefinida.