Licitação para nova gestão da saúde em Canoas deve ser lançada ainda em dezembro

Prefeitura afastou grupo de Apoio à Medicina e Saúde Preventiva em razão de denúncias de fraude

Foto: Ulbra / Divulgação

A prefeitura de Canoas deve lançar ainda em dezembro uma nova licitação para a gestão da saúde do município em razão do afastamento imediato da gestão do Grupo de Apoio à Medicina e Saúde Preventiva (Gamp), medida determinada pela Justiça de Canoas.

A decisão determinado que a prefeitura assuma as unidades de saúde administradas pelo Gamp chegou oficialmente ao conhecimento do município nesta segunda. Segundo o Executivo, estão sendo analisados, pela Procuradoria-Geral do município, alguns pontos não suficientemente claros, com possibilidade de serem propostos embargos de declaração.

“A transição da gestão de equipamentos de saúde de tamanha complexidade se dá, obrigatoriamente, através de um processo gradual, tendo o cuidado para evitar impactos à assistência em saúde para os mais de 156 municípios para os quais Canoas é referência na saúde”, salienta a nota.

Segundo a prefeitura, os atendimentos seguem sendo prestados à população “por uma equipe zelosa” de trabalhadores.

O executivo municipal fala que vem trabalhando na formulação de um novo edital há pelo menos três meses e que este é mais completo e detalhado no que tange à qualidade do serviço prestado. O novo gestor vai assumir a administração dos Hospitais Universitário e de Pronto Socorro (HPS), de duas UPAs e quatro unidades do CAPs.

Audiência

Paralelo a isso, nesta terça-feira dirigentes do Sindisaúde-RS voltarão a se reunir em nova audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) para discutir questões trabalhistas (verbas rescisórias, férias e 13º salário) dos funcionários do Hospital Nossa Senhora das Graças. Na quarta, acontece audiência para debater os direitos atrasados dos profissionais do Gamp. O presidente do Sindicato, Arlindo Ritter voltou a afirmar que, caso os profissionais não recebam o 13º salário, de forma integral, no dia 20, os funcionários vão parar.