Juíza rejeita pedido de senadores para visitar Lula na prisão

Magistrada entendeu que a comissão já realizou uma inspeção na carceragem e não foram encontradas irregularidades

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil / CP

A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal em Curitiba, negou hoje um pedido de 12 senadores da Comissão de Direitos Humanos do Senado para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na carceragem da Polícia Federal (PF) na capital paranaense.

No pedido enviado à juíza, os senadores Humberto Costa (PT-PE), Regina Sousa (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Paulo Rocha (PT-PA), José Pimentel (PT-CE), Paulo Paim (PT-RS), Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Jorge Viana (PT-AC), Roberto Requião (MDB-PR) e João Capiberibe (PSB- AP) alegaram a necessidade de fazer uma diligência para avaliar as “condições físicas e psicológicas” de Lula.

Ao negar o pedido, a magistrada entendeu que a comissão já realizou uma inspeção na carceragem e não foram encontradas irregularidades.

A juíza também argumentou que o ex-presidente conta com grande número de advogados e ainda recebe visitas de familiares, que não relataram qualquer anormalidade.

Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após ter a condenação – no caso do triplex do Guarujá (SP) – confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão ao ex-presidente pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.