Testes rápidos para DSTs seguem sendo aplicados nesta semana na Capital

Além dos exames para DSTs, são oferecidos preservativos e orientações de prevenção

Foto: Luciano Lanes / PMPA

O serviço de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C estará disponível em dois locais diferentes nesta semana em Porto Alegre. Conforme a prefeitura, nesta segunda-feira, das 10h às 17h, a unidade móvel estará no Loteamento Santa Terezinha, na Voluntários da Pátria, 1800. Além dos exames para DSTs, são oferecidos preservativos e orientações de prevenção.

Já na próxima sexta-feira (14), o ônibus estará na Praça Pinheiro Machado, na esquina das avenidas Farrapos e Brasil, das 14h às 16h30. Na ocasião, a unidade móvel integra o projeto “Passando na Praça”, voltado a moradores em situação de rua. O resultado dos testes rápidos sai em apenas 30 minutos e, nos casos de testagens positivas, os pacientes são imediatamente encaminhados para acompanhamento pelo SUS.

Testagens sem agendamento também nas unidades de saúde

Além da unidade móvel, algumas unidades de saúde da cidade também estão oferecendo os testes sem agendamento. A ação faz parte da campanha “Novembro Vermelho”, que prevê o combate ao vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Nesta segunda-feira, 10, o atendimento será realizado na Unidade de Saúde Nova Brasília (rua Vieira da Silva, 1016, bairro Sarandi), das 8h às 16h.

Já na terça, 11, é a vez da US Belém Novo, na zona Sul de Porto Alegre. Na quarta, 12, a US Panorama e Lomba do Pinheiro recebe o mutirão. As unidades participantes estarão identificadas com um grande laço vermelho na fachada.

Profissionais da saúde ressaltam que a prevenção e o diagnóstico precoce são as principais armas para conter o avanço das DSTs. A eficácia do tratamento também está diretamente relacionada com o começo imediato do acompanhamento médico.