Unidades de saúde de Porto Alegre promovem ações de combate à Aids

Durante os atendimentos, são distribuídos preservativos com instruções de como devem ser usados

Dezembro Vermelho: unidades de saúde fazem ação de combate à Aids. Foto: Luciano Lanes/PMPA

Motivada pelo Dezembro Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre desenvolve ações e oferece testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C sem agendamento, em diferentes unidades de saúde da cidade, que serão identificadas por um grande laço itinerante, símbolo da campanha de luta contra a Aids.

Nesta sexta-feira, os exames podem ser feitos na US Timbaúva (rua Sebastião do Nascimento, 1050). Os atendimentos começaram na última segunda, realizados nas unidades de saúde Campo Novo, Vila Ipiranga, US Modelo e Nossa Senhora Medianeira (veja outras datas ao final da matéria).

Durante os atendimentos, são distribuídos preservativos com instruções de como devem ser usados. “O preservativo ainda é o método mais eficaz para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”, salienta a coordenadora da área de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids da SMS, Marina Dias.

Na próxima segunda-feira, o atendimento ocorre na Unidade de Saúde Nova Brasília (rua Vieira da Silva, 1016, bairro Sarandi), das 8h às 16h. Com isso, a ideia é divulgar estratégias de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, como proteção nas relações sexuais, com o uso da camisinha, testagens regulares e início do tratamento o mais cedo possível em casos reagentes.

A importância da prevenção, detecção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, com testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, foram destaque em ação que ocorreu no último sábado, 1º, ao lado da Usina do Gasômetro, na Orla Moacyr Scliar. Motivada pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído há 30 anos pela assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde, a ação ocorreu das 11h às 18h, com a realização de 416 exames em 104 pessoas.

Agenda
7/12 – US Timbaúva, região Leste-Nordeste
10/12 – Nova Brasília, região Norte-Eixo Baltazar
11/12 – US Belém novo, região Restinga
12/12 – US Panorama e Lomba do Pinheiro, região Partenon-Lomba do Pinheiro