Trabalhadores de saúde de Canoas suspendem paralisação, mas mantém estado de greve

Suspensão das atividades será retomada se salários e direitos atrasados não forem pagos conforme prometido

Os trabalhadores da saúde de Canoas definiram, em assembleia realizada na noite desta quinta-feira, suspender a paralisação. Mas o Sindisaúde-RS, em conjunto com mais três sindicatos, decidiu manter o estado de greve.

Conforme a categoria, isso significa que se os salários e direitos atrasados não forem pagos conforme prometido, os trabalhadores podem retomar a paralisação a qualquer momento. “Se não pagarem na segunda, na terça estamos em greve de novo”, comenta o presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter.

Os trabalhadores também definiram duas datas de novas assembleias para avaliar a retomada da paralisação: dia 12, às 14h, e dia 21. A primeira assembleia será após audiências no TRT-4 sobre o pagamento dos salários, que inclui trabalhadores do Gamp, Hospital Nossa Senhora das Graças e redes de saúde associadas. A segunda será após audiência sobre os demais direitos atrasados no Gamp (férias, FGTS, 13º salário ).

Pagamento dos salários

A Prefeitura se comprometeu com um repasse para o Gamp no total de R$ 12 milhões esta sexta-feira. Parte desse valor, cerca de R$ 2,5 milhões, será destinado a compra de insumos para os hospitais, enquanto o restante tem como finalidade o pagamento dos atrasados às categorias paralisadas – técnicos e profissionais de nível médio em geral, categoria majoritária, além de enfermeiros, farmacêuticos e radiologistas. O pagamento priorizará os funcionários com menores salários.

O advogado do Gamp confirmou aos diretores do Sindisaúde-RS que o repasse será efetivado amanhã e que, atrelada a essa garantia, está a quitação dos valores devidos aos trabalhadores.