Polícia Civil faz operação em 12 cidades para desarticular organização criminosa envolvida com o tráfico

Estão sendo cumpridos 42 mandados de prisões preventivas e seis mandados de prisões temporárias

Foto: Polícia Civil./Divulgação.

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira, a Operação Omertà. A ação visa desarticular uma organização criminosa no Vale do Sinos e em outras regiões do Estado. Integrantes do grupo criminoso totalizam 48 indiciamentos pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, coação no curso do processo e denunciação criminosa.

Estão sendo cumpridos 42 mandados de prisões preventivas e seis mandados de prisões temporárias nas cidades gaúchas de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Alvorada, Poço das Antas, Arroio do Meio, Tramandaí, Três Cachoeiras, Montenegro, Charqueadas, Caxias do Sul e Lajeado. Até o momento, 35 pessoas foram presas.

As investigações tiveram início em maio de 2018, após ameaças a policiais civis no Vale do Sinos. Durante as diligências, os agentes chegaram ao principal autor das ameaças, que é um dos líderes de uma facção no Vale do Sinos e está detido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas. De dentro da prisão ele exercia função de comando em uma hierarquia bem estabelecida.

O nome da ofensiva, Omertà, faz alusão a um código de honra da máfia italiana, que privilegia o silêncio, o não cooperar com autoridades e não interferir nas ações ilegais de outras pessoas.