Em carta à BBC, Lula fala que Moro se beneficia de ter feito política, e não justiça 

Ex-presidente acusou magistrado de ter arquitetado vitória de Bolsonaro

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O site da emissora de TV britânica BBC publicou, nesta quinta-feira, trechos de uma entrevista feita por carta com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex de Guarujá (SP).

Nela, o petista acusou o ex-juiz federal Sergio Moro, futuro ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, de ter agido politicamente para prendê-lo e, assim, tirá-lo da disputa presidencial.

“Bolsonaro só ganhou porque não concorreu contra mim”, disse o ex-presidente. Para Lula, Moro se beneficia, agora, por ter feito “política, e não justiça”, em referência ao fato de o ex-juiz ter aceitado o cargo de ministro da Justiça de Bolsonaro.

Em outubro, o capitão da reserva derrotou o candidato do PT, Fernando Haddad, que substituiu Lula na disputa. Quando ainda era juiz de primeira instância, Moro condenou Lula a nove anos e meio de prisão.

Na segunda instância, desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, aumentaram a pena do petista para 12 anos e um mês.

Proibido de dar entrevistas presenciais ou por telefone, Lula respondeu a perguntas feitas por carta pelo jornalista brasileiro Kennedy Alencar, para um documentário da BBC, informou a emissora.