Após Fundação quitar folha de outubro, médicos de Sapucaia decidem hoje se mantêm greve

Instituição pretende pagar salários de novembro até o dia 14

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) divulgou, por meio de nota, que, após receber uma verba federal referente a serviços de alta e média complexidade, quitou, nesta quarta-feira, o restante da folha de outubro de médicos concursados e prestadores de serviço do Hospital Presidente Vargas, em Sapucaia do Sul. Também foram pagos os salários de quem trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na noite desta quinta-feira, os profissionais decidem em assembleia se, ainda assim, fica mantida a decisão de entrarem em greve, a partir de amanhã, por tempo indeterminado.

A Fundação informou, também, que pretende pagar a folha de novembro até o dia 14. Isso vai ser possível, conforme a entidade, a partir de uma decisão judicial que bloqueou parte da dívida estadual com a Fundação, no valor de R$ 3,8 milhões – a serem pagos na semana que vem -, e do repasse de mais R$ 600 mil, pela Prefeitura, previsto para segunda-feira.

Na terça, os 130 médicos vinculados à FHGV decidiram entrar em greve, a partir das 7h desta sexta, por conta de salários atrasados há dois meses. A ideia, caso a resolução não mude, é prestar apenas o atendimento a casos graves – pacientes classificados com as fichas laranja e vermelha.

Ação trabalhista

Em 22 de novembro, o Simers moveu uma ação trabalhista exigindo o pagamento dos valores devidos aos médicos, mas a juíza Bernarda Núbia Toldo negou a reivindicação da categoria.