Tribuna da Câmara do Rio ganha nome de Marielle Franco

Placa em homenagem à vereadora assassinada leva a frase "não calarão minha voz"

A tribuna da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro ganhou, nesta quarta-feira, o nome da vereadora Marielle Franco, assassinada junto com o motorista Anderson Gomes, na noite de 14 de março, no centro do Rio. Eles foram mortos a tiros, voltando para casa, na Tijuca, após participar de um evento no bairro do Estácio.

A placa, com a frase “Não serei interrompida. Não calarão a minha voz”, foi colocada na tribuna quase nove meses depois da morte de Marielle, atingida por quatro tiros, todos na região da cabeça. Os autores do crime não foram identificados até o momento.

A vereadora, eleita pelo PSol, disse essa frase em discurso na tribuna da Casa em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Para a vereadora Rosa Fernandes (MDB), dar o nome da Marielle à tribuna é uma maneira de perpetuar a imagem dela. “É um espaço onde fazemos os discursos e damos nossa opinião sobre a cidade. E é uma forma de dizer que não vão calar a nossa voz. Foi uma ideia que tivemos para homenagear essa mulher guerreira, defensora dos direitos humanos”, afirmou.

A homenagem a Marielle foi proposta pelas vereadoras Tânia Bastos (PRB), Luciana Novaes (PT), Teresa Bergher (PSDB), Vera Lins (PP) e Veronica Costa (MDB), além de Rosa Fernandes.