Reunião entre Prefeitura e ambulantes pode selar acordo sobre licenciamento do mercado infomal

Encontro ocorre na quarta que vem. Hoje, houve protesto

Foto: Cristiano Munari / Especial / CP

Um encontro entre representantes de vendedores ambulantes e da Prefeitura de Porto de Porto Alegre, prevista para a próxima semana, pode dar fim ao impasse que envolve o licenciamento das atividades do mercado informal. Hoje, um grupo protestou em frente ao Paço Municipal. Os trabalhadores, brasileiros e senegaleses, reclamaram da frequência de apreensões, realizadas pela Guarda Municipal nas últimas semanas, alegando terem sido tratados com violência.

De acordo com um dos líderes do movimento, o senegalês Mor Talla Gueye, um colega sofreu agressões em uma operação na terça-feira. “Ele não tentou impedir a apreensão, apenas quis pegar o carrinho”, relatou. Camelôs brasileiros também fazem parte do movimento. Daniel da Silva afirmou que as apreensões passaram a acontecer em maior número, em dezembro. Em uma carta, o grupo salienta que grande parte dos ambulantes precisa sustentar a família.

Três representantes dos ambulantes entraram para uma reunião com Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Recebidos por representantes da Brigada Militar, Guarda Municipal e SMDE, os porta-vozes dos ambulantes fecharam acordo para discutir o impasse em reunião marcada para a próxima quarta-feira, dia 12.