Receita Federal destrói mais de 3 mil toneladas de mercadorias apreendidas

Na Capital, mutirão de destruição acontece na PUC

A Receita Federal destrói nesta quarta-feira cerca de 3 mil toneladas de mercadorias que foram apreendidas neste ano. O montante equivale a mais de R$ 440 milhões em atuações fiscais. A ação faz parte do 22º mutirão nacional de destruição de mercadorias apreendidas. O evento acontece em 52 unidades da Receita Federal e visa dar transparência e publicidade à destinação desses materiais retidos.

O mutirão serve para mostrar o trabalho que a Receita desempenha no combate à pirataria, ao descaminho e ao contrabando e outras práticas ilegais, bem como na proteção à saúde e ao meio ambiente ao retirar de circulação produtos potencialmente nocivos. Em Porto Alegre, a destruição dos itens ocorre hoje na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

No mesmo local haverá uma exposição de entidades sem fins lucrativos que fazem um reaproveitamento de mercadorias apreendidas que podem ser recicladas. Um dos projetos é a destruição de bebidas apreendidas, onde estudantes do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, transformam bebidas em álcool gel através de uma mini destilaria.