Ídolo tricolor, Tarciso Flecha Negra é sepultado em Porto Alegre

Políticos e personalidades do futebol lamentaram a morte do vereador

Foto: Leonardo Contursi/CMPA

O vereador de Porto Alegre Tarciso Flecha Negra (PSD) teve o corpo sepultado, no início da noite desta quarta, no Cemitério Jardim da Paz, na zona Leste de Porto Alegre. Ídolo da torcida gremista, Flecha Negra, atuou como atacante do Tricolor, morreu aos 67 anos, nessa madrugada, internado no Hospital São Lucas da PUCRS, em decorrência de um tumor ósseo. O velório do parlamentar ocorreu no Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal.

As despedidas reuniram familiares, personalidades do futebol e da política, além de torcedores em geral. Muitos destacaram o legado de humildade e dedicação de Tarciso. Companheiro do ex-atleta na maior conquista do Grêmio, o Mundial de 1983, o goleiro Mazarópi prestou as últimas homenagens ao amigo.

“Eu quero lembrar do Zé (como era chamado por Mazarópi), da figura humana maravilhosa que ele era. Ele sempre foi um dos nossos grandes lideres e sempre tinha uma palavra de incentivo e apoio para todos, justamente nos momentos mais difíceis”, emocionou-se.

Para o vereador mais antigo da Câmara, Reginaldo Pujol (DEM), os laços de amizade foram além da atividade política. “De todos os meus colegas, o Tarciso era o mais próximo de mim. Ultimamente, diziam que o Tarciso só votava depois que eu votava, querendo insinuar que nós tínhamos alguma combinação especial. Porto Alegre vai sentir saudades de Tarciso e eu comecei a sentir hoje”, lamentou.

O prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim – Nelson Marchezan Júnior está em Brasília –, declarou luto de três dias na cidade e determinou que as bandeiras do Paço Municipal fiquem a meio mastro.

A Câmara também confirmou luto de três dias, mas mantém as atividades normais no período, realizando, amanhã, uma sessão extraordinária.

Histórico

José Tarciso de Souza nasceu em São Geraldo (MG), em 15 de setembro de 1951, coincidentemente mesmo dia e mês da fundação do Grêmio, clube que sempre amou. Ele começou carreira em 1970, defendendo o América-RJ e chegou ao Olímpico três anos depois para se tornar o jogador que mais vestiu a camisa do Tricolor: foram 721 jogos, com 226 gols marcados.

Tarciso conquistou os principais títulos do futebol nacional e internacional com o Grêmio. Foi campeão brasileiro em 1981 e conquistou a Libertadores e o o Mundial em 1983. Além disso, levantou a taça dos estaduais de 1977, 1979, 1980, 1985 e 1986. Chegou a disputar oito jogos pela Seleção Brasileira, marcando um gol.

Após encerrar a carreira de jogador, abriu a própria escolinha de futebol onde exercia trabalhos sociais. No início dos anos 2000, Tarciso decidiu investir na carreira política, tornando-se vereador eleito pela primeira vez em 2008, e reeleito em 2012 e 2016.