Petistas apresentam condições para votar a favor do aumento do ICMS

Em semana de articulações do novo governo, futuro secretário da Fazenda acompanha trabalhos em Porto Alegre

No mês passado, Leite já havia se encontrado com bancada do PT | Foto: Eliane Silveira / Especial / CP

A bancada do PT na Assembleia Legislativa, a maior da legislatura que está chegando ao fim, com 11 deputados, apresentou ao governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), as condicionantes para votar a favor do projeto que prorroga a majoração das alíquotas de ICMS no Rio Grande do Sul. A reunião entre os parlamentares e Leite aconteceu entre 10h e 11h, na bancada do PT. A garantia dos votos do PT, caso ocorra, praticamente assegura a aprovação do projeto.

Os articuladores tucanos precisam garantir 28 votos para quórum em plenário. Ao todo, são 55 parlamentares no Legislativo gaúcho. A base aliada de Leite na atual legislatura é de 19 parlamentares, mas ele tem dissidências internas sobre o projeto. A aprovação é por maioria simples. Em 2015, o projeto do Executivo para aumento das alíquotas foi aprovado por 27 votos a 26. O texto deve ir a votação em 18 de dezembro.

O encontro entre os petistas e o tucano ocorre no momento em que o futuro secretário da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso, está em Porto Alegre para participar das ações e levantamentos da equipe de transição de Leite. Cardoso desembarcou nessa segunda-feira no Estado e esta é sua primeira semana de atuação direta em solo gaúcho desde que seu nome foi anunciado pelo novo governador, no final de novembro.