CNE vota hoje a Base Nacional Comum do Ensino Médio

Documento vai definir o conteúdo mínimo a ser ensinado em todas as escolas do país

Nota do Sindicato do Ensino Privado foi divulgada nesta sexta-feira | Foto: Mauro Schaefer/CP Memória
Foto: Mauro Schaefer/CP Memória

O Conselho Nacional de Educação (CNE) vota, nesta terça-feira, a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. O documento vai definir o conteúdo mínimo a ser ensinado em todas as escolas do país, tanto em insituições públicas, quanto privadas.

A BNCC deverá ter como norte o novo ensino médio, que, entre outras medidas, determina que os estudantes tenham, nessa etapa de ensino, uma parte do currículo comum e outra direcionada a um itinerário formativo, escolhida pelo próprio estudante, cuja ênfase poderá ser em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico.

• MEC libera R$ 99 milhões em recursos para educação em tempo integral

A versão da BNCC apresentada pelo MEC e em discussão contém a parte comum para todos os estudantes do ensino médio. A pasta discute ainda o mínimo a ser aprendido em cada itinerário formativo, que pode ser escolhido pelos estudantes.

No ano passado foi aprovada a BNCC para o ensino infantil e fundamental. Esse documento já está em discussão em estados e municípios, que deverão definir a aplicação.

A discussão da construção da BNCC foi conturbada. Começou a ser discutida no governo de Dilma Rousseff, e com o impeachment, o documento foi modificado pelo governo de Michel Temer, o que gerou uma série de protestos.