Feira Estadual da Economia Solidária tem mais de 120 expositores

Este ano, a Feira homenageia as mulheres que participam da Economia Solidária em seus municípios e regiões

Imagem: Divulgação Feira da Economia Solidária

Começou nesta segunda-feira a 20ª edição da Feira Estadual da Economia Solidária, que acontece até sábado no Largo Glênio Peres, no Centro da Capital. Neste ano, são 125 expositores, sendo 105 de artesanato e 20 de agricultura familiar. A Feira homenageia as mulheres que participam da Economia Solidária em seus municípios e regiões.

Artesanato, brinquedos sustentáveis, decoração, moda, bijuterias, artigos de cama, mesa e banho e produtos da agricultura familiar, como queijo, salame, embutidos e geleias estão disponíveis na Feira. Este ano, a organização programou palestras sobre direitos humanos e das mulheres e também sobre racismo e oficinas que vão ensinar os artesãos e expositores a fazerem sacolas de papel reutilizável.

Conforme uma das organizadores do evento Maribel Kauffmann, a ideia da Feira é justamente trabalhar os princípios da Economia Solidária. “A gente diz que tem, por exemplo, 105 expositores de artesanato, mas na verdade pode ser muito mais, pois cada empreendimento pode ter mais pessoas ajudando, justamente sobre os princípios do trabalho cooperado”.

Para que os artesãos possam participar da Feira, Maribel explica que é necessário que cada um faça parte da Economia Solidária do seu município ou região. “Caso não tenham nenhum fórum sobre o tema na sua cidade, os interessados podem entrar para a Economia por meio de entidades que apoiam ou fomentam sobre isso”.