Etchegoyen defende cautela na segurança da posse de Bolsonaro

Ele também admitiu que a segurança do presidente eleito e da nova administração vai exigir "cuidados mais tensos” do que com Temer

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, recomendou hoje que a segurança na posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro, seja marcada por cautela. Questionado se é favorável a um desfile em carro aberto, o ministro disse que “a segurança sempre assessora, mas a decisão é do presidente [eleito]”.

Etchegoyen lembrou o atentado sofrido por Bolsonaro no primeiro turno da campanha e afirmou que ele ainda é alvo de “agressões frequentes nas mídias sociais”. O ministro defendeu que seja dada garantia a Bolsonaro e ao vice-presidente, general Hamilton Mourão, para as melhores condições de governo.

Ele também admitiu que a segurança do presidente eleito e da nova administração vai exigir “cuidados mais tensos”, em comparação ao aparato que cerca hoje  o presidente Michel Temer.

Conforme adiantou a Agência Brasil no mês passado, a vontade de Bolsonaro é desfilar no Rolls Royce no dia da posse “para estar mais perto do povo”, mas, por questões de segurança, ele vem sendo desencorajado. A decisão cabe ao próprio Bolsonaro e pode ser tomada até o dia da posse. Além da questão de segurança, a condição climática no dia também pode atrapalhar o desfile em carro aberto.

O ministro Sérgio Etchegoyen participou hoje, no Palácio do Planalto, da solenidade em comemoração aos 80 anos do GSI.