China indica apoiar conclusão de processo antidumping sobre carne de frango brasileira

Foto: Fundação Getulio Vargas

Durante reunião do G-20 (grupo dos 20 países mais ricos do mundo), em Buenos Aires, encerrada no sábado, o presidente chinês, Xi Jinping, manifestou ao presidente brasileiro, Michel Temer, a intenção de acelerar tratativas para a conclusão das negociações entre os dois países em relação ao processo de antidumping sobre o frango brasileiro.

A informação sobre essa busca de entendimento foi comunicada ao presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, nesta segunda-feira.

O Ministério do Comércio da China (Mofcom), a ABPA e empresas do setor estão em negociação para a constituição de um “price undertaking” – compromisso de um exportador em aumentar o preço de venda de um produto considerado vendido com dumping, que seria a venda por um valor menor do que o considerado normal. O acordo ocorreria em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). As tratativas entre brasileiros e chineses estão em fase final, mas ainda faltam alguns pontos para o consenso.

– O presidente Xi Jinping manifestou ao presidente Temer que olhará com atenção e acompanhará de perto a conclusão desta tratativa. O objetivo é consolidar um entendimento equilibrado no menor prazo possível, com total transparência e ganhos para ambos os lados. É nisto que as partes envolvidas têm se engajado – detalhou Turra.

COMPRAS CRESCENTES

A China iniciou em 18 de agosto de 2017 uma investigação sobre práticas de dumping contra as exportações brasileiras de carne de frango. A ABPA e seus associados defenderam ao Mofcom a ausência de ligação entre as exportações brasileiras e qualquer eventual situação mercadológica local, apresentando contraprovas ao longo do processo.

Mesmo diante dos dados apresentados pelos brasileiros, o ministério chinês impôs uma tarifa provisória de direito antidumping às importações de carne de frango do Brasil.

Apesar disso, os exportadores brasileiros decidiram avançar em um acordo proposto pela China que permitisse a manutenção da parceria, que atualmente é uma das mais importantes no comércio internacional de proteína animal.

Mesmo com a aplicação de sobretaxa de dumping, a China mantém ritmo ascendente nas compras de carne de frango do Brasil. O país é o segundo entre os 160 mercados importadores do produto brasileiro. Entre janeiro e outubro deste ano, foi destino de 10,9% do total exportado, totalizando 364 mil toneladas, volume 9% superior ao de mesmo período de 2017.