Bolsonaro espera definir nome para o Meio Ambiente nesta semana

Na semana passada, presidente eleito havia adiantado que há "meia dúzia" de nomes sendo avaliados para a pasta

Presidente eleito Jair Bolsonaro. Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse hoje que espera decidir o nome que vai ocupar o Ministério do Meio Ambiente nesta semana. Bolsonaro falou com jornalistas na entrada do avião em que embarcou para São Paulo, onde assiste à partida de futebol entre Palmeiras e Vitória, no Estádio Allianz Parque.

O áudio da entrevista foi divulgado pela assessoria do presidente eleito. “[Nossa agenda] Continua. A gente espera que se resolva a questão do Ministério do Meio Ambiente. E, daí, fechou a questão”, respondeu Bolsonaro a uma repórter.

Na semana passada, o presidente eleito havia adiantado que há “meia dúzia” de nomes sendo avaliados para a pasta. Entre eles, o agrônomo Xico Graziano, que foi do governo Fernando Henrique Cardoso e pertenceu aos quadros do PSDB.

“Indústria de multas”
Bolsonaro voltou a fazer críticas à aplicação de multas ambientais. Segundo ele, há no país uma “indústria de multas” no setor como “a que existe no asfalto”, referindo-se a radares de monitoramento de velocidade nas estradas.

“O governo é especialista em perseguir quem trabalha no Brasil”, disse ele, que afirmou que “o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente”, mas que alguns fiscais ambientais cometem abusos. “Esse pessoal vai deixar de trabalhar dessa forma”.

Bolsonaro embarcou em um voo comercial às 12h40min no Aeroporto Santos Dumont em direção a Congonhas, em São Paulo, onde chegou às 13h40min.