Ex-presidente dos EUA George H.W. Bush morre aos 94 anos

Ele havia sido hospitalizado por pressão baixa e fadiga em maio, uma semana depois de chegar ao estado do Maine para passar o verão

Foto: R7

George Herbert Walker Bush morreu, nesta sexta-feira, aos 94 anos, nos Estados Unidos. Ele havia sido hospitalizado por pressão baixa e fadiga em maio, uma semana depois de chegar ao estado do Maine para passar o verão. Bush se elegeu o 41º presidente dos Estados Unidos, entre 1989 e 1993.

Ele teve a morte confirmada às 22h10min e anunciada em uma declaração emitida pelo antigo porta-voz Jim McGrath. A esposa dele e ex-primeira dama Barbara Bush havia morrido seis meses antes, em abril, aos 92, em casa, no Texas. Na ocasião do enterro, ele passou mal e chegou a ser internado na UTI.

‘Bush pai’ presidiu o fim da Guerra Fria e derrotou o exército iraquiano de Saddam Hussein, mas perdeu a chance de um segundo mandato depois de quebrar uma promessa relativa a impostos, feita em campanha.

Doença
Bush sofria um tipo de Parkinson que lhe impedia de caminhar e o deixou em uma cadeira de rodas nos últimos anos de vida, nos quais as internações hospitalares foram constantes, principalmente em função do sistema respiratório.

Histórico
Da Casa Branca, Bush liderou o fim da Guerra Fria, a primeira guerra do Golfo e a invasão do Panamá enquanto a União Soviética se dissolvia e a Alemanha se reunificava. Os triunfos diplomáticos e bélicos não lhe bastaram para conseguir a reeleição e, em 1993, entregou ao democrata Bill Clinton as chaves da Casa Branca e se retirou para casa em Houston, no Texas, junto com a esposa.