Defesa Civil registra 100 desalojados após temporal que atingiu o RS

Pelo menos cinco localidades tiveram prejuízos com a chuva forte

Foto: Gilson Garbin / Jornal Hoje / Casca

A Defesa Civil divulgou, neste sábado, levantamento sobre os efeitos do temporal que causou estragos em pelo menos cinco localidades gaúchas nessa sexta. Segundo o boletim, 100 pessoas estão desalojadas em Vanini, no Planalto, após a precipitação alagar ruas e casas da cidade. Também foram registrados danos em pontes, pontilhões, bueiros, tubulação de esgoto, abastecimento de água, passeio público, estradas de acesso principal na área urbana/rural e em lavouras de soja, milho e fumo.

Em pouco tempo, a água tomou a parte central do município. Nessa sexta, o prefeito Flávio Gabriel da Silva solicitou “paciência” aos moradores. De acordo com a Defesa Civil, 24 residências alagaram.

Outra cidade afetada é Coqueiro Baixo, no Vale do Taquari, que teve oito residências atingidas, além de um centro educacional, um posto de saúde e a praça central. Foram registrados danos em estradas vicinais, encostas de estradas e deslizamento no interior do município. Lavouras de fumo, soja e milho sofreram prejuízo.

Nova Bréscia ainda passa por levantamento das residências atingidas pelo temporal. Foram afetados uma escola, aviários e o salão comunitário. Nova Bassano, no Nordeste gaúcho, enfrentou 55 milímetros de água em meia hora. O centro da cidade enfrentou alagamento por conta de uma árvore que obstruiu a rede de esgoto. De acordo com a Defesa Civil, também ocorreram danos em estradas e calçamentos, e alagamento em residências e lojas de comércio.

Vespasiano Côrrea também registrou teve casas invadidas pelas águas, assim como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O número de afetados ainda é contabilizado.

Segundo a Metsul Meteorologia, o risco de chuva localmente forte segue neste sábado na Metade Leste, mas na próxima semana o tempo seco predomina. O Rio Grande do Sul vai ter noites muito frias para o mês de dezembro e chance até de geada em locais de maior altitude.