Polícia relata “golpe de estado” para tomada de poder no tráfico de Porto Alegre

Moradores de algumas regiões chegaram a ser expulsos de suas casas na Capital

Prisões foram realizadas em diversos pontos de Porto Alegre | Foto: Policia Civil / Divulgação

A operação Dama da Noite, que faz alusão à cocaína chamada de “Viviane”, entorpecente que teria alto grau de pureza, descobriu a orquestração de um “golpe de estado” no comércio de drogas em Porto Alegre. A tomada de poder na Vila Maria da Conceição, principal alvo da Polícia Civil e da Brigada Militar, ocorreu em 2010, a partir da prisão do então líder “Paulão da Conceição”. Com a saída de cena do traficante, os investigadores notaram a existência de conflitos sistêmicos pelo controle do tráfico de drogas. Catorze pessoas já foram presas nesta sexta-feira.

A operação de hoje concentra-se na cidade principalmente nos bairros Vila Maria da Conceição, Vila Cruzeiro, Campo da Tuca, Vila Resvalo, Gloria, Cascata e Restinga. As investigações e monitoramentos começaram ainda em 2015, em ações organizadas pela 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc).

O principal alvo das investigações era João Carlos da Silva Trindade, o “Colete”. Ele acabou saindo do centro das apurações porque foi vítima de homicídio em agosto de 2017. No entanto, os confrontos do tráfico e as ramificações de sua organização criminosa permaneceram. Inclusive com a ações criminosas para expulsar moradores das próprias casas, tudo para adquirir mais espaço nas regiões conhecidas por darem alta rentabilidade ao narcotráfico.