Novo trecho da orla do Guaíba deve ser revitalizado a partir de 2019

Até o momento, cerca de metade do orçamento está garantido

Foto: Prefeitura de Porto Alegre

Após o sucesso de público da revitalização da orla do Guaíba, entre o Gasômetro e a Rótula das Cuias, o trecho 3, do Anfiteatro Pôr do Sol até o Parque Gigante, deve receber obras a partir de 2019. O projeto passa pela análise de um grupo de trabalho coordenado pelo vice-prefeito Gustavo Paim, que vai definir o orçamento em meados de dezembro. A proposta é focar a revitalização do trecho em espaço para esportes.

Até o momento, cerca de metade do orçamento está garantida pelo empréstimo tomado pela Prefeitura junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). Paim se reuniu nesta semana com a instituição responsável pelo financiamento a fim de tentar aumentar os valores. O custo total do projeto precisa ser atualizado, mas segundo o prefeito em exercício, deve ficar em aproximadamente R$ 60 milhões. “O valor que se reverte para a população é muito maior”, ressaltou, em entrevista para o Guaíba News.

Há expectativa de buscar parcerias privadas para retirar o projeto do papel. Uma das alternativas depende de aprovação de um projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores que permite a concessão de praças e parques. Além disso, é fundamental iniciar as obras a partir do ano que vem, considerando que há prazo limite para que sejam utilizados os empréstimos concedidos pela CAF.

Conforme técnicos da Prefeitura, o trecho 3 é menos complexo do que o 1 por ser focado em quadras de esportes. O projeto prevê pista de skate, quadras de futebol 7, vôlei de areia e tênis, bares, vestiário e academias. A área a ser revitalizada contempla 1,6 km.

O trecho 1 custou R$ 71 milhões. Para o trecho 2, entre a Rótula das Cuias e o Anfiteatro Pôr-do-Sol, ainda não há projeto disponível.