Gabbardo aceita convite para assumir como secretário-executivo do Ministério da Saúde

Ex-secretário de Saúde no RS tem larga experiência no SUS

Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

O ex-secretário da Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis, vai integrar a equipe do futuro ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A informação foi confirmada ontem à noite por Gabbardo, que aceitou o desafio de assumir o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. “Recebi o convite e nos próximos dias o ministro Mandetta anunciará os nomes dos primeiros secretários nacionais”, garantiu.

Gabbardo afirmou que aceitou participar do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro em função do “desejo de mudanças expresso nas eleições”. Conforme o ex-secretário de Estado, neste momento toda a atenção está voltada para a formação da “melhor equipe” do ministério. “O objetivo é iniciar o governo em 1º de janeiro com diagnóstico da situação e planejamento das primeiras ações”, concluiu.

Gabbardo é considerado um quadro importante e com larga experiência no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele foi secretário da Saúde durante três anos e quatro meses do governo José Ivo Sartori. Em abril, deixou o cargo e, em junho, assumiu a presidência do Ipê-Saúde.